Translate

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A Feijoada

Indiscutivelmente a feijoada é um dos pratos mais populares do Brasil. Uma deliciosa mistura de feijão preto misturado com vários tipos de carnes de porco e de boi. Suas guarnições são o arroz branco, couve refogada, farofa e laranjas fatiadas..

Bom, quem inventou a combinação desses pratos eu não sei, mas já descobri que a laranja com feijoada e o arroz com feijão têm suas finalidades.
Teoricamente os alimentos cítricos protegem o estômago e o intestino, evitando que gorduras mal processadas transformem-se em substâncias cancerígenas. Estes alimentos possuem, também, maior quantidade de fibras, facilitam o trânsito intestinal, diminuindo o tempo que tais substâncias ficam em contato com o aparelho digestivo.

Vale lembrar também que a laranja, rica da nobre Vitamina C, pode elevar a absorção do ferro (encontrado no feijão) pelo nosso organismo de 10% para 40%.
O arroz com feijão: Uma combinação nutricional perfeita. Segundo os nutricionistas, um completa o outro e juntos possuem quase o mesmo valor protéico da carne, além de controlar o índice glicêmico, o que seria impossível só com o arroz.

Huuum... Quem diria que essa nossa comidinha saborosa do dia a dia fosse tão saudável hein?

Para quem acredita que a feijoada foi criada nas senzalas aí vai uma informação: ela é de origem européia.

Quando os portugueses colonizaram o Brasil, trouxeram receitas que formaram a base da cozinha nacional. Algumas tinham como matérias-primas justamente a orelha, focinho, rabo e língua de porco. O feijão é sul-americano e já era utilizado na culinária dos nativos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário